quinta-feira, 1 de outubro de 2026

Novas regras para doação de sangue entram em vigor no Brasil; veja o que mudou

Mudanças atualizam critérios de idade, reduzem períodos de espera e ampliam medidas de segurança para doadores e pacientes.



Entraram em vigor nesta quarta-feira (30) as novas regras para doação de sangue no Brasil. As mudanças foram estabelecidas pela Portaria GM/MS nº 11.685/2026, do Ministério da Saúde, e atualizam os critérios de aptidão para doadores e os procedimentos relacionados à hemoterapia.

Doadores poderão continuar após os 70 anos

A faixa etária geral para doação continua sendo de 16 anos até 69 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de 18 anos precisam apresentar autorização do responsável legal.

A principal novidade é que doadores voluntários regulares poderão continuar doando após os 70 anos, desde que estejam saudáveis, sejam considerados aptos na avaliação médica do serviço de hemoterapia e respeitem os intervalos e a frequência de doações estabelecidos para essa faixa etária.


Tatuagens e procedimentos estéticos

Também foram reduzidos os períodos de espera para alguns procedimentos.

Quem realizou tatuagem, maquiagem definitiva ou procedimentos estéticos invasivos, como botox, preenchimento e microagulhamento, poderá doar após sete dias, quando for possível avaliar a segurança sanitária do procedimento.

Quando não for possível garantir essa avaliação, o período de espera será de quatro meses.

No caso de piercing, também há mudanças. Quando estiver localizado na boca ou na região genital, a pessoa poderá se candidatar à doação quatro meses após a retirada do acessório.


Pessoas que tiveram câncer

A nova regulamentação também modifica os critérios para pessoas com histórico de câncer.

Em determinados casos, a doação poderá voltar a ser permitida cinco anos após o término do tratamento, desde que a pessoa permaneça em remissão e sem doença ativa.

Para pessoas com histórico de melanoma ou neoplasias do sistema hematopoiético, como leucemias e linfomas, permanece o impedimento definitivo.

Outros prazos também foram reduzidos

As novas regras diminuem de seis para quatro meses o período de espera após alguns procedimentos endoscópicos e laparoscopias.

O período de impedimento relacionado à tuberculose passa a ser de dois anos após a cura. Para quem passou por transfusão de sangue, o prazo também foi reduzido de 12 para quatro meses.


Teste para malária

Outra mudança importante está na segurança das transfusões. O Brasil passa a realizar obrigatoriamente o teste de malária em 100% dos exames de triagem de sangue.

O NAT Plus, tecnologia desenvolvida por Bio-Manguinhos/Fiocruz, que já identifica HIV e hepatites B e C, passa também a detectar o parasita causador da malária.

Com isso, o período de impedimento para pessoas que tiveram determinadas exposições em áreas de risco passa a ser de 30 dias, em situações previstas pela regulamentação.


Validade das plaquetas

A nova regulamentação também permite ampliar de cinco para até sete dias a validade do concentrado de plaquetas, desde que sejam cumpridos os controles de qualidade exigidos.

As plaquetas são utilizadas, entre outros casos, no atendimento de pacientes com câncer, pessoas submetidas à quimioterapia e pacientes com doenças hematológicas.


Quem pode doar?

Além dos critérios específicos, o Ministério da Saúde orienta que o candidato esteja em boas condições de saúde, pese pelo menos 50 quilos, tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e esteja alimentado.

A pessoa deve apresentar documento oficial com foto, inclusive podendo utilizar documento digital.

A avaliação final é feita pelo serviço de hemoterapia durante a triagem clínica.

A orientação é procurar o hemocentro mais próximo para verificar os horários de atendimento e passar pela avaliação antes da doação.



📝 | Três Pontas Urgente / Por Rita Pinto 

📷 Imagem: Reprodução

Fonte: Ministério da Saúde / Hemominas

Apoios



quarta-feira, 30 de setembro de 2026

Frente fria avança nesta quarta e coloca São Paulo e Minas Gerais em alerta para tempestades

O alerta é válido para o Estado de São Paulo e Minas Gerais para tempestades com ventos fortes e granizo em algumas regiões.


A chegada de uma frente fria aumenta a instabilidade nesta quarta-feira (30) em áreas de São Paulo e Minas Gerais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva, trovoadas, rajadas de vento e possibilidade de granizo.

Em Minas Gerais, o alerta de tempestade abrange áreas do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul/Sudoeste de Minas, além de outras regiões do estado. Para as áreas sob alerta laranja, a previsão indica chuva entre 50 e 100 milímetros por dia, ventos de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Em São Paulo, a frente fria também provoca mudança nas condições do tempo, com previsão de pancadas de chuva e tempestades em diferentes regiões do estado. Segundo o Inmet, entre a tarde e a noite, as chuvas avançam em direção ao Triângulo Mineiro e ao Sul de Minas.

A mudança no tempo está associada à atuação de um ciclone extratropical no Sul do país, que contribui para o avanço da frente fria em direção ao Sudeste.

A orientação é para que a população acompanhe os alertas oficiais e evite permanecer em áreas de risco durante tempestades.


📝 Fonte: Três Pontas Urgente
📷 Imagens: Redes Sociais
Fonte: INMET

Apoios



Aeroporto de Varginha será fechado nesta quinta-feira para instalação de sistema que auxilia pousos

 


O Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky, em Varginha, terá as operações de pousos e decolagens suspensas nesta quinta-feira, 1º de outubro, para o início dos trabalhos de instalação do sistema PAPI — Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, inicialmente a suspensão das operações ocorrerá somente nesta quinta-feira. Até o momento, não há previsão para a conclusão dos trabalhos de instalação.

O PAPI é um sistema de auxílio visual que orienta os pilotos durante a aproximação da aeronave para o pouso.

A instalação faz parte de um conjunto de medidas de modernização e adequação do aeroporto. Entre as intervenções já realizadas estão a substituição do anemômetro e o cercamento do perímetro do aeródromo.

De acordo com as informações divulgadas, as melhorias fazem parte do processo para elevar o nível do Aeroporto de Varginha e possibilitar, futuramente, novas operações, incluindo linhas aéreas regulares para São Paulo, além de operações internacionais e de carga.

A previsão oficial é de que o aeroporto fique fechado para pousos e decolagens durante esta quinta-feira (1º). Até o momento, não foi informada outra interdição programada após essa data.



Fonte📝 : Três Pontas Urgente

📷 Imagens: Redes Sociais

Fonte: DECEA

Apoios




Novas regras para doação de sangue entram em vigor no Brasil; veja o que mudou

Mudanças atualizam critérios de idade, reduzem períodos de espera e ampliam medidas de segurança para doadores e pacientes. Entraram em vigo...