Nesta terça-feira (23), em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva o decreto de reconhecimento da cultura gospel como manifestação nacional atendendo a um pedido da senadora Eliziane Gama (PSD-MA).
Durante a cerimônia o Presidente ressaltou que "o reconhecimento é um passo importante de acolhimento e respeito à comunidade e ao povo evangélico do Brasil”, tanto para o apoio aos artistas, agentes culturais e espaços comunitários envolvidos na cena cultural gospel. Disse ainda que "Com esse decreto o Estado brasileiro confirma que a fé também se expressa como cultura, como identidade, como história viva do nosso povo. Abre portas para valorização, promoção e proteção não só da música, mas de todas as manifestações da cultura gospel no âmbito das nossas políticas públicas”, disse ele.
O decreto assinado pelo presidente estabelece que a cultura gospel será compreendida como o conjunto de expressões artísticas, culturais e sociais que se vinculam à manifestação da fé no Brasil, tendo em vista a valorização, promoção e proteção da cultura gospel no âmbito das politicas públicas de cultura. Com isso, poderão ser promovidas a formação de profissionais, de agentes culturais e gestores e a articulação federativa para a inclusão da cultura gospel nas políticas locais e no sistema nacional de cultura.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o decreto fortalece os direitos culturais de todos os brasileiros. Segundo ela, a cultura gospel é uma das expressões da diversidade cultural, traduzida, entre outros, em música, literatura, em teatro, artesanato, em economia criativa e em formas do convívio comunitário.
Curte Comentem dê sua opinião 🤔
Fonte📝: Três Pontas Urgente
Fonte/Imagens: canalgov
#trespontasurgente #noticias #informacoes #brasil




Nenhum comentário:
Postar um comentário