Nesta sexta-feira dia 02 de maio, o governador Romeu Zema decretou, situação de emergência em saúde pública em Minas Gerais, devido ao aumento expressivo de atendimentos e internações de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado.
A medida, será válida por 180 dias, permite a adoção imediata de ações administrativas e assistenciais, ampliando a capacidade de resposta do Estado.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti, vem sendo monitorando em todo o Estado os casos de Síndrome Respiratórias Aguda Grave (SRAG), e segundo os dados até o dia 26 de abril, foram registrados 26.817 internações por SRAG e 397 mortes somente neste ano de 2025. Crianças de até 1 ano e idosos acima de 60 anos concentram a maioria das internações.
Segue em todo o estado a vacinação contra a influenza, que agora faz parte do calendário de rotina e estará disponível o ano todo. Até o momento, Minas recebeu 5,7 milhões de doses, distribuídas aos municípios.
Em 26 de abril, o Governo de Minas ampliou a vacinação para toda a população acima de 6 meses de idade.
Segundo as informações passadas, até o momento o governo de Minas conta com 222 vacimoveis, que são vans adaptadas como salas de vacinação, que já estão presentes em todo território mineiro.
“Temos vacinas eficazes para a maioria das doenças respiratórias, como influenza e covid-19. A única exceção é o vírus sincicial, que ainda não tem vacina disponível, mas é justamente um dos mais perigosos para bebês pequenos. Por isso, é essencial que pais e responsáveis levem seus filhos para vacinar. E que, em caso de sintomas, evitem o contato com outras crianças, para reduzirmos a transmissão”, orienta o secretário Fábio Baccheretti. E informa também, “Criamos vídeos de orientação e estamos presentes nos territórios, lado a lado dos municípios, para garantir que todos saibam como organizar os fluxos e preparar suas redes. A força estadual está pronta para apoiar cada cidade mineira, com planejamento e agilidade", conclui ele.
Curte Comentem dê a sua opinião 🤔
Fique Atento as #Noticias
FONTE 📝: Três Pontas Urgente/ Governo de Minas Gerais.
IMAGENS: Redes Sociais
Nenhum comentário:
Postar um comentário