sexta-feira, 26 de novembro de 2021

A Anvisa recomenda o governo brasileiro a bloquear o desembarque de pessoas de 6 países africanos devido a nova variante.









Nesta sexta-feira (26) a Anvisa recomendou que o governo brasileiro adote medidas de restrições para voos e viajantes vindos de parte da África, em decorrência da identificação de nova variante do SARS-CoV-2, identificada como B.1.1.529.

Os países identificados na nota técnica alvo das medidas são, especificamente, África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia 

e Zimbábue. 


O diretor Antônio Barra Torres da Anvisa disse que esta variante possui características mais agressivas e que requer das autoridades sanitárias mundiais medidas imediatas, e que o governo brasileiro deve adotar medidas neste momento para que o país não viva novas ondas de coronavírus.


A Anvisa já tinha feito outra recomendação na quinta-feira (26), sobre as fronteiras, que foi para que o governo brasileiro exija o certificado de vacinação de todos os que entrarem no Brasil. Mas a decisão depende de portaria interministerial, e o ministro da justiça André torres, disse ser contra.


Já sobre o bloqueio dos voos, o secretário executivo do ministério da saúde Rodrigo Cruz, disse que os ministérios estão discutindo o assunto e que a pasta ainda não tem uma posição finalizada sobre o tema neste momento. Por conta de um decreto, essa posição é tomada por um colegiado de ministros. Ministro da Saúde, ministro da Justiça, ministro da Infraestrutura e ministro da Casa Civil, sempre ouvindo a Anvisa e depois é tomada a decisão.


A variante B.1.1.529, identificada pela primeira vez na África do Sul, preocupa países da Europa, EUA, Ásia, além do Brasil, uma vez que já tem 50 mutações e é algo nunca visto antes, sendo mais de 30 na proteína "spike", e carrega uma "constelação incomum de mutações" e é "muito diferente" de outros tipos que já circularam.


Já os cientistas ainda não têm certeza da eficácia das vacinas existentes 

contra a nova variante.


FONTE: Três Pontas Urgente

IMAGEM: Redes Sociais

Curta: Três Pontas Urgente

#trespontasurgente #novavariante #brasil #anvisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Programa Previsão do Tempo pelo Brasil 23/04 a 26/04

Confira o Programa Previsão do Tempo pelo Brasil 23/04 a 26/04 Seja um apoiador dos Programas do Três Pontas Urgente e tenha sua marca divul...