sábado, 18 de setembro de 2021

Os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro se manifestaram nesta quinta-feira(16),sobre a decisão de seguir a orientação do Ministério da saúde em suspender a vacinação contra covid19 para adolescentes sem comorbidades.


 








Após o Ministério da saúde recua na quarta-feira(15), sobre vacinação e recomendar a suspensão da vacinação contra covid19 para adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades.
A orientação agora é que a vacinação deve ficar restrita a três perfis específicos: adolescentes com deficiência permanente, adolescentes com comorbidades, e adolescentes
que estejam privados de liberdade.
A nota informativa publicada pelo Ministério da saúde na quarta-feira contraria uma outra publicada pela pasta em 2 de setembro, que recomendava a vacinação para esses adolescentes a partir do dia 15.

Após a orientação os Estados se manifestaram em nota nesta quinta-feira(16).

- O Estado de Minas recua e segue a orientação
do ministério da saúde e suspendeu a vacinação para essa faixa etária, e orienta que a vacinação deste público seja restrita a pessoas com comorbidades, com deficiência permanente ou privadas de liberdade.

- O estado de São Paulo informou que não fará alterações no programa Estadual de Vacinação e alegou que essa medida do ministério da saúde é equivocada. "A vacinação nessa faixa etária já é realizada nos EUA, Chile, Canadá, Israel, França, Itália, dentre outras nações. A medida cria insegurança e causa apreensão em milhões de adolescentes e famílias que esperam ver os seus filhos imunizados, além de professores que convivem com eles. E em nota afirma que manterá a vacinação para essa faixa etária sem comorbidades. Informou também que Três a cada dez adolescentes que morreram com COVID-19 não tinham comorbidades em São Paulo. Este grupo responde ainda por 6,5% dos casos e, assim como os adultos, está em fase de retomada do cotidiano, com retorno às aulas e atividades socioculturais". Ainda de acordo com a pasta, a vacinação dos jovens de 12 a 17 anos começou em SP no dia 18 de agosto e já foram imunizadas cerca de 2,4 milhões de pessoas, ou seja, 72% deste público.

- O Estado do Rio de Janeiro mantem a vacinação esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde informou que vai manter a vacinação de adolescentes de 14 anos marcada para esta quinta (16) e sexta-feira (17) no Rio, mas vai fazer uma nova reunião com o comitê científico na quarta-feira (22) para avaliar como será a imunização na capital na próxima semana.
A pasta informou que até a data da reunião não haverá vacinação de adolescentes sem comorbidades no Rio, e disse que o assunto também está em discussão pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

FONTE: Três Pontas Urgente
IMAGEM: Redes Sociais
Curta: Três Pontas Urgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nesta terça-feira (23), a Lua Cheia Rosa Poderá ser Vista em Todo Brasil

  Nesta noite de terça-feira (23), a "Lua Cheia Rosa" poderá ser vista em todo o Brasil, apesar do nome ela não terá nenhuma cor....